Fechar busca

Digite o nome do produto

Digite o nome do produto e toque em Ir ou selecione um produto da lista.
R$ 0,00

Meu Carrinho

Indique amigos e ganhe créditos em nossa loja!

A frase "que tipo de dieta funciona?" pode ser vista como um dos termos mais buscados no Google. E o resultado desta pesquisa sempre revelará as famosas "dietas da internet". E mais, algumas dessas dietas se tornam tão "relevantes", principalmente as que são recomendadas por nutricionistas ou médicos "renomados", que com o passar do tempo pode-se encontrar seus "milagres" e "métodos" como padrão dentro que as pessoas encontram como uma ação alimentar básica.


São exemplos dessas "dietas da internet" e seus "métodos milagrosos", o jejum intermitente, o comer de três em três horas, dietas vegetarianas, dietas baseadas quase totalmente em proteínas, e outras tantas, que podem até ter algum conceito ou fundamento correto, mas que não fazem o menor sentido quando indicadas à população como um todo. E esse problema existe por dois motivos simples: o conhecimento da população sobre nutrição é escasso, além de, não estarmos dispostos, na maioria, a mudar nossos hábitos, sejam alimentares, exercício físico, ou de se consultar com um profissional para de fato encontrar um meio de ser mais saudável e emagrecer com responsabilidade.


A busca pelo "milagre" é mais simples, pode ser feita em minutos, e os resultados sempre estão acompanhados de casos "reais" que deram certo.


E é nesse "milagre" que mora o perigo. Primeiro, tais dietas milagrosas podem até fazer emagrecer, mas nunca de forma saudável. A redução ou exclusão de alimentos que "engordam" tendem a reduzir o peso, mas de forma abrupta e sem acompanhamento, garantirá um problema de saúde por um motivo básico, a ausência de vitaminas e nutrientes importantes para o corpo. É o que normalmente se encontra após uma bateria de exames em pessoas que seguiram dietas onde existia uma restrição de determinados alimentos ou grupo de alimentos. Segundo, a maioria destas dietas não é prescrita por um nutricionista, e uma coisa é fato, somente após uma análise clínica, um profissional poderá indicar uma dieta saudável baseada nas necessidades nutricionais e no estado de saúde do paciente. Imagine um diabético seguindo uma dieta super milagrosa baseada em chocolate, refinados e açúcar? Parece uma loucura, e soa o absurdo, mas algumas das dietas encontradas na internet seguem esse padrão impensável, e conta com histórias de sucesso de pessoas que a seguiram.


Faça uma breve pesquisa e encontrará um mesmo padrão em todas as "soluções digitais para a garantia do emagrecimento": Contradizem conhecimentos científicos sobre alimentação bem estabelecidos; Não trazem provas confiáveis de eficácia, a não ser depoimentos de pessoas que talvez não existam; Dizem que são válidas por serem "naturais"; Sempre prometem resultados rápidos, baratos e sem esforço; Dividem os alimentos em permitidos e proibidos; Indicam alimentos que normalmente e por simples coincidência são produzidos ou vendidos por quem criou a "dieta"; e por fim, podem ser realizadas sem orientação profissional, ou seja, só depende de você!


Questionando novamente, que tipo de dieta funciona? Nenhuma das que você encontrar na internet, acredite! Vá ao nutricionista ou outro profissional capacitado, busque sua avaliação, escute suas recomendações, mude seus hábitos alimentares, se exercite e esqueça as promessas digitais. Ser saudável só pode ser conquistado a partir de uma ação básica - mudar seu estilo de vida. E qual o seu novo estilo de vida? O seu nutricionista saberá responder.

 

Fontes: El País, Por que dietas 'milagrosas' mais buscadas no Google não funcionam. (https://brasil.elpais.com/brasil/2015/09/16/estilo/1442392260_294964.html)
MetLife, O perigo das dietas de internet. (https://www.metlife.com.br/blog/saude-e-bem-estar/o-perigo-das-dietas-de-internet/)